segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PENEIRA VIBRATORIA


1. DESCRIÇÃO.

As Peneiras Vibratórias projetadas e fabricadas em todos os lugares do mundo são desenvolvidas para serem utilizadas para classificação final, para processo de lavagem para classificação intermediária de materiais, tais como minérios, asfalto, areia, brita, pedra e outros.

Todas são equipamentos especialmente desenvolvido para suportar o mais árduo regime de trabalho. Suas características de construção permitem um máximo rendimento e uma eficiente classificação. Apresentam ainda qualidade e simplicidade de fabricação em muito dos projetos, algum com grande facilidade de operação, etc. Perfeitamente adaptável às diversas condições de instalação.

As peneiras são na maioria constituída de duas chapas laterais, quadros de apoio das telas, bica de alimentação e saída.

Todo conjunto vibrante é apoiado em bases sobre molas helicoidais, com modelos vibradores diferentes e em posições estratégicas.

Os vibradores usados pela ZL Equipamentos são do tipo bolsas com contra peso, um de cada lado do mancal, os modelos são do tipo simétricos e assimétricos, os mesmos são montados através de rolamentos autocompensadores de rolo e lubrificados a graxa e protegidos por labirintos.

Dependendo do modelo, as peneiras são acionadas por eixo cardã, ou através de correias em V, para ambos os tipos de acionamento os motores são trifásico, assíncrono e fixo a uma base.

As posições dos vibradores para as peneiras com movimento circular, são dispostos nos equipamentos, na grande maioria no CG, às vezes um pouco mais acima um pouco mais abaixo, dependendo muito do modelo do vibrador, mas sempre bem próximo do CG.  O movimento circular é conseguido nos equipamentos, através de um par de vibradores (em linha) para peneiras pequenas e de médio porte, e dois pares de vibradores também em linha, para paneiras de grandes portes (duas linhas), para ambos os tamanhos, com os vibradores são interligados por eixo cardã e tubo de proteção. Na maioria dos projetos de peneiras vibratórias de movimento circular, são inclinadas.

 O fato é que a utilização do movimento circular é mais simples de obter e de custo mais baixo, o que tem sido o único fato a sua popularidade. As peneiras vibratórias inclinadas podem ser fabricadas de um ou mais módulos, com inclinações constante ou variável.



FIGURA 1 - PENEIRA VIBRATÓRIA COM MOVIMENTO CIRCULAR
(UMA LINHA DE VIBRADORES)

FIGURA 2 - PENEIRA VIBRATÓRIA MODULAR COM MOVIMENTO CIRCULAR DE MULTI- INCLINAÇÕES
(1 LINHA DE VIBRADORES)

FIGURA 3 - PENEIRA VIBRATÓRIA COM MOVIMENTO CIRCULAR
(2LINHAS DE VIBRADORES)

FIGURA 4 - PENEIRA VIBRATÓRIA MODULAR COM MOVIMENTO CIRCULAR E INCLINAÇÃO CONSTANTE.
(1 LINHAS DE VIBRADORES)



Para as peneiras com movimento linear, um par de vibradores é posicionado ao longo da linha que passa pelo centro de gravidade do equipamento a 45° com a linha horizontal do CG do equipamento.

Podendo os vibradores ser posicionados pelo lado de fora, na lateral do equipamento, um de cada lado, com acionamento direto através de eixo cardã. Os vibradores também podem ser montados um do lado do outro, logo acima do deck superior, ou logo abaixo do deck inferior, ambos com acionamento direto, também através de eixo cardã ou com o motor vibrando junto com a peneira, dependendo muito do layout do cliente. Também é possível conseguir o movimento linear com dois pares de vibrador, com os mesmos também interligados por eixo carda logo acima do deck com motores fixo a uma base ou também vibrando junto com a peneira. É muito importante ressaltar que as peneiras com movimentos lineares, podem ser horizontais como também inclinadas.

Este tipo de movimento (movimento linear), foi o escolhido para os projetos das peneiras padrões da ZL Equipamentos, com este tipo de vibração, pode-se aumentar a capacidade de passagem do material na tela. Também permite melhora a eficiência do peneiramento.

Como havíamos dito anteriormente, o movimento linear pode ser utilizado em qualquer tipo de peneira, ou seja, peneiras de inclinação constante ou variável (horizontal, inclinadas ou multi-inclinaçoes de 1, 2 o mais módulos).

A vibração linear também é adequada na aplicação de lavagem e desaguamento, onde a vibração circular não é recomendada. 


FIGURA 5 - PENEIRA VIBRATÓRIA HORIZONTAL COM MOVIMENTO LINEAR.
(UM PAR DE VIBRADORES LOGO ACIMA DO DECK E MOTORES VIBRANDO JUNTO).

FIGURA 6 - PENEIRA VIBRATÓRIA HORIZONTAL COM MOVIMENTO LINEAR.
(DOIS PARES DE VIBRADORES LOGO ACIMA DO DECK E MOTORES FIXO A UMA BASE).

FIGURA 7 - PENEIRA VIBRATÓRIA INCLINADA COM MOVIMENTO LINEAR.
(UM PAR DE VIBRADORES NAS LATERAIS DA PENEIRA E MOTORES FIXO A UMA BASE).



2. CONCLUSÕES.       



Na maioria dos casos não havendo limitações de espaço, o uso de peneiras inclinadas de movimento circular é mais vantajoso e mais economicamente viável.

As peneiras de multi-inclinações (multi-inclinações de um modulo ou mais), é destinada a classificação quando há elevada porcentagem de material passante (acima de 40%), obtendo assim capacidades ate 70% mais alta que as peneiras inclinadas de somente uma inclinação.

O uso do movimento linear permite transporte horizontal do material, reduz a altura das instalações, sendo especialmente indicado para classificação de finos e extrafinos, também é indicado para desaguamento.

As peneiras modulares na verdade não é somente uma solução mecânica para equipamentos de grande porte, tanto para as peneiras inclinadas, horizontais e bananas.

A transferência do material de um módulo para outro é mais um fator de aumento da eficiência de peneiramento, uma vez que revolve o material dando chance para as partículas que estão no topo da camada, a encontrar a tela. Esta característica é tanto mais importante quanto mais alta é a camada do material.

Na peneira de multi-inclinação, há um melhor aproveitamento da área de peneiramento, uma vez que em cada seção há um trabalho específico de classificação e graças à variação de velocidade a camada se mantém mais constante.

O uso de Peneiras de multi - inclinação possibilita em média (depende da quantidade de finos na alimentação) capacidades acima de 30% em relação a peneiras tradicionais do mesmo tamanho.

A abertura de telas na peneiras de multi- inclinação deve ser adequada a cada seção. Na parte mais inclinada a abertura da tela deve ser maior que utilizada nas peneiras de inclinação constante. Já na parte menos inclinada as aberturas das telas poderão ser similares entre os dois tipos de peneiras. Este arranjo traz como vantagem adicional, menor sensibilidade a entupimento de telas, especialmente quando temos material fino e úmido.


   

4. ESPECIFICAÇÕES GERAIS DAS PENEIRAS FABRICADAS PELA ZL EQUIPAMENTOS.

  •  LARGURA DA PENEIRAS: 4, 5, 6, 7, 8, 9 E 10´(PÉS).
  • COMPRIMENTO DOS QUADROS DAS PENEIRAS: 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 E 20´(PÉS).
  • QUANTIDADE DE MÓDULOS: 1, 2 E 3 MÓDULOS.
  •  NUMERO DE DECK´S: 1, 2, 3 E 4.
  • INCLINAÇÕES: HORIZONTAL, INCLINADA (INCLINAÇÃO CONSTANTE) E MULTI-INCLINAÇÕES.
  • PROCESSO: ESCALPE, CLASSIFICAÇÃO (GRAÚDA, MEDIA E FINA), LAVAGEM E DESÁGÜE.
  •  MOVIMENTO: SOMENTE LINEAR.
  • VIBRADORES DO TIPO BOLSA (SIMÉTRICO E ASSIMÉTRICO): NAS LATERAIS DOS EQUIPAMENTOS, ACIMA DO DECK SUPERIOR OU ABAIXO DO DECK INFERIOR.


IMPORTANTE: A ZL EQUIPAMENTOS TAMBÉM FABRICA OS MODELOS TRADICIONAIS DE PENEIRAS VIBRATÓRIAS INCLINADAS E HORIZONTAIS, COM MOVIMENTOS CIRCULARES.

http://www.zlequipamentos.com.br/produtos_arquivos/especificacao_peneiras_m.i_%20_zl_equipamentos.pdf


5. MODELOS.

5.1. PENEIRA VIBRATÓRIA INSTALAÇÃO FIXA.


5.2. PENEIRA VIBRATÓRIA INSTALAÇÃO SEMI-MOVEL.


5.3. PENEIRA VIBRATÓRIA INSTALAÇÃO MÓVEL.


5.4. PENEIRA VIBRATÓRIA INSTALAÇÃO MÓVEL COM TRANSPORTADORES.




Nenhum comentário:

Postar um comentário